IX ENOJUS reúne centenas de Oficiais de Justiça em Curitiba
O IX Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUS PR25) reuniu, entre os dias 24 e 26 de setembro, centenas de Oficiais de Justiça de todo o Brasil em Curitiba (PR), desde Amapá, Roraima, Acre, até o Rio Grande do Sul. O evento, promovido pela AFOJEBRA e organizado pela ASSOJEPAR, teve como tema “O Oficial de Justiça na Sociedade Digital: Tecnologia e Sustentabilidade” e proporcionou três dias de debates, reflexões e trocas de experiências sobre os rumos da profissão.
A abertura foi marcada pela palestra de Jean Singel, que provocou a reflexão: “Revolução Humana: mudamos ou o mundo muda sem a gente”. O encontro também inovou ao incluir esquetes teatrais, que interpretavam de forma irreverente e inusitada os temas das palestras. A iniciativa permitiu aos participantes visualizar, na prática, os dilemas e situações discutidos, tornando o aprendizado mais leve e envolvente.
Entre as autoridades presentes estiveram o desembargador do TJPR e diretor da AMB, Luciano Carrasco Falavinha Souza; o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto; o presidente da Fenassojaf, Fabio André Maia; o presidente da Fesojus, João Batista Fernandes de Sousa; além de magistrados, lideranças da categoria e gestores públicos.
O presidente da Assojepar, Arno Roberto Boss, destacou em seu discurso os desafios e oportunidades que a digitalização e a inteligência artificial trazem para a atuação do Oficial de Justiça. “Deixamos de ser apenas executores de mandados físicos para nos tornarmos agentes de tecnologia e inteligência processual, sem perder o essencial: o contato humano e nosso papel como pacificadores sociais.”
Três dias de programação intensa
Ao longo do evento, os participantes acompanharam discussões sobre diligências complexas, mediação de conflitos fundiários, inovação tecnológica, autoconhecimento e experiências de gestão em diferentes estados. Iniciativas como o Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (NIOJ), de Caruaru (PE), também foram apresentadas como exemplos de inovação e efetividade.
No último dia, as oficialas Claudete Pessôa e Andrezza Assis abordaram a redefinição da função do Oficial de Justiça na era digital. Já o deputado Coronel Meira (PL-PE) destacou a relevância da Frente Parlamentar em Defesa dos Oficiais de Justiça na construção legislativa em prol da categoria.
Outros destaques foram a fala da juíza Maria Teresa Thomaz, que reforçou a importância da efetividade do Judiciário, e a palestra da atriz Mayana Neiva, que emocionou os presentes com a reflexão “A felicidade não está lá fora”.
O presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, também ressaltou a relevância da programação. “Foi um evento sensacional. Começou com uma abertura muito diferente, que a gente nunca tinha visto. Uma impressão muito boa para todo mundo. E palestras também, uma melhor do que a outra. A categoria tem aprendido muito e sai fortalecida com um evento desse nível, dessa qualidade. Então espero que os colegas aproveitem e levem essas novidades para os seus estados. Infelizmente quem não participa fica preso numa bolha de desinformação que, como uma âncora, segura a categoria no mundo do atraso e da obsolescência”
O encontro foi encerrado com o anúncio de que a próxima edição do ENOJUS será realizada em Belo Horizonte (MG), reafirmando o compromisso de continuidade no fortalecimento e valorização da categoria em todo o país.



