AFOJEBRA aprova reforma estatutária e fortalece atuação nacional da categoria
A AFOJEBRA realizou, nesta sexta-feira (25/7), sua Assembleia Geral Extraordinária com a finalidade de reformar seu Estatuto, adequando-o às novas práticas. O encontro, organizado pelo SINDOJUS-MG e sediado em Belo Horizonte, contou com representantes de inúmeras entidades estaduais e teve como pautas principais a reforma estatutária e assuntos gerais.
Logo na abertura dos trabalhos, o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, solicitou a inversão da pauta para votar o pedido de filiação da ASSOJUS-MS (Associação dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Mato Grosso do Sul), assinado pelo presidente Osvaldo Lemos Cardoso. A proposta foi aprovada por unanimidade, ampliando a representatividade da entidade nacional.
Na sequência, os presentes iniciaram os debates sobre a reforma do estatuto, sugerida por uma Comissão de Reforma Estatutária constituída por alguns membros da diretoria, buscando adaptar à nova realidade da associação nacional. A principal mudança aprovada foi a extinção do Conselho de Representantes, conferindo à Assembleia Geral o papel de órgão deliberativo soberano da AFOJEBRA.
Outro destaque foi a criação da Diretoria de Fomento à Atuação Feminina, proposta pela Comissão e delineada pela presidente do Sindojus/AOJA/RJ, Claudete Pessôa. A nova diretoria tem como missão estimular a participação de lideranças sindicais femininas, fortalecendo a rede de Oficiais de Justiça do país promovendo a equidade de gênero. Também foi aprovado um novo cargo de diretoria voltado a elaboração de projetos que visem modernizar as atribuições da categoria, redimensionando suas funções a fim de valorizar a profissão.
Participaram da Assembleia representantes das seguintes entidades: SINDOJUS-MG, SINDOJERR, SINDOJUS-RJ, SINDOJUS-PE, ASSOJEPAR, SINDOJUS-PB, SINDOJUS-CE, SINDOJUS-RN, AOJESP e SINDOJUS-AL. Justificaram a ausência o SINDOJUS-PA, o SINDOJUS-AC, o SINDOJUS-AP, o SINDOJUS-BA, o SINDOJUS-AM e a ABOJERIS (RS).
Ao final do encontro, Mário Neto agradeceu à diretoria do SINDOJUS-MG, representado na pessoa de seu diretor-geral Marcelo Abeilard Goulart, pela acolhida e pela organização da Assembleia. “Fomos muito bem recebidos pelo Sindojus-MG, que mais uma vez foi impecável. Saímos daqui com um estatuto mais moderno, mais estratégico, para continuar valorizando a categoria em todo o Brasil. Quanto mais organização e estratégia tivermos, melhores serão os resultados para os Oficiais de Justiça de todo o país e precisamos de instrumentos adequados pra esse trabalho”, destacou o presidente. Ao final, a vice-presidente Claudete Pessoa entregou ao presidente da AFOJEBRA um exemplar da Carta RIOJA, que foi elaborada após o evento realizado no Rio de Janeiro, com a finalidade de levar adiante as discussões ocorridas no evento, frutos das palestras e debates, com colaboração de todos os participantes.