AFOJEBRA marca presença no RIOJA 2025 e reforça atuação articulada pela valorização dos Oficiais de Justiça
O Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça do Rio de Janeiro (RIOJA 2025), promovido pelo SINDOJUS/AOJA/RJ — entidade filiada à AFOJEBRA —, foi realizado nos dias 3 e 4 de abril no Auditório Antônio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e reuniu grandes nomes do Judiciário, representantes de entidades de classe de diversos estados e parlamentares que atuam em defesa da categoria.
A AFOJEBRA esteve representada pelo seu presidente, Mário Medeiros Neto. Durante sua palestra, Mário destacou o papel estratégico da entidade nacional na articulação política em prol dos Oficiais de Justiça, valorizando o trabalho das entidades nas bases e promovendo uma gestão participativa.
“Nosso trabalho é construído a muitas mãos. Quando um projeto está com relatoria em determinado estado, buscamos os colegas daquela base para atuarem diretamente com o parlamentar. É um trabalho de articulação conjunta que valoriza todos os que se dedicam à nossa causa”, afirmou.
Mário Medeiros lembrou ainda da atuação decisiva do presidente do SINDOJUS-PB e diretor legislativo da AFOJEBRA, Joselito Bandeira, com quem dividiu a mesa na palestra. Joselito foi responsável por articular, junto à senadora Daniella Ribeiro, a emenda que incluiu os Oficiais de Justiça no PL 4015/2023, ainda quando o projeto tramitava no Senado. “É uma rede de esforços. Cada passo dado é fruto do empenho coletivo de quem acredita na valorização da nossa carreira”, reforçou o presidente da AFOJEBRA.

Com o tema “Oficial de Justiça na Era Digital: Modernização, Humanização e Efetividade”, o RIOJA 2025 promoveu um debate amplo sobre os desafios e avanços da categoria diante da tecnologia, das transformações do Judiciário e do papel social dos Oficiais de Justiça.
O evento contou com a presença de autoridades como o presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Couto, e o corregedor-geral da Justiça, Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, além do conselheiro do CNJ, Dr. João Paulo Shoucair, e do deputado federal Coronel Meira, presidente da Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça. Participaram ainda os deputados federais Reimont (PT-RJ) e Roberto Moneteiro (PL-RJ).
Um dos momentos mais emblemáticos do congresso foi a participação, por vídeo, do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, que anunciou a inclusão do PL 4015/2023 na pauta de votação desta semana — projeto que reconhece o risco da atividade dos Oficiais de Justiça.

Além disso, o evento trouxe palestras de magistrados como o juiz André Parízio (TJ/AL), que ressaltou a importância da Resolução CNJ 600/2024 no acesso dos Oficiais a ferramentas digitais, e dos juízes Sandro Pitthan Espíndola, Anderson Paiva e Fabio Porto, que falaram sobre o uso da inteligência artificial no Judiciário.
A juíza Luciana Fiala (TJRJ), do V Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, também participou e destacou a relevância dos Oficiais de Justiça na proteção às vítimas de violência, enfatizando a necessidade de formação contínua e atuação comprometida.
A presidente do SINDOJUS/AOJA/RJ, Claudete Pessôa, celebrou o sucesso do evento, agradecendo o apoio das equipes do TJRJ e o envolvimento de todas as entidades e participantes:
“Foi um momento histórico. O RIOJA 2025 superou todas as expectativas e mostrou a força da nossa categoria”, afirmou.
A AFOJEBRA parabeniza o SINDOJUS/AOJA/RJ pela organização e reafirma seu compromisso de seguir na linha de frente da luta pela valorização dos Oficiais de Justiça em todo o país.
Tag:Rio de Janeiro, RIOJA