Presidente do TJAL apresenta núcleo de Inteligência dos Oficiais de Justiça para AFOJEBRA e FESOJUS
O presidente da AFOJEBRA Mário Medeiros Neto foi recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, e a diretoria do Sindicado dos Oficiais de Justiça de Alagoas para conhecer o funcionamento do Núcleo de Inteligência dos Oficiais de Justiça (NIOJ). A recepção aconteceu nesta segunda-feira (22/5) e contou ainda com a presença da diretoria da AOJESP e FESOJUS.
O coordenador da NIOJ e diretor do Sindojus-AL, Gustavo Macêdo, explicou que o núcleo foi criado com o intuito de dar apoio logístico e jurídico ao cumprimento de mandados mais complexos, além auxiliar na localização de réus e testemunhas da área criminal. Dessa forma, esgotam-se os meios para o cumprimento positivo e os mandados negativos saem do núcleo já certificados para que o magistrado possa expedir citação por edital. “Criamos esses mecanismos de apoio aos Oficiais de Justiça para chegar a uma efetividade maior no cumprimento das ordens e evitar o retrabalho”, esclareceu o coordenador.
Macedo explicou ainda que no projeto do NIOJ consta, ainda, a ideia de realizar busca e apreensão de bens por meio de ferramentas eletrônicas e busca patrimonial para constrição de bens.
“Oficiais de Justiça de vários estados do país vieram aqui para ver de perto este importante Núcleo, que funciona dentro da Central de Mandados, onde damos uma grande demonstração de que com pouco podemos fazer muito. Estou muito feliz por estarmos dando essa contribuição ao Judiciário brasileiro”, ressaltou o presidente do TJAL.
“Alagoas tem saído na frente em várias ações que buscam a efetividade da Justiça; para que o Judiciário possa atender melhor a sociedade. E o Núcleo de Inteligência já funciona com uma efetividade grande ou dando celeridade processual em níveis de excelência; a gente veio conhecer pra disseminar este modelo para o país.”, destacou o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto.