Oficiais de Justiça recebem homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco
A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (13/4) um Grande Expediente Especial para homenagear os Oficiais de Justiça em comemoração ao dia nacional da categoria, que é celebrado todo dia 25 de março. A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Izaías Regis, que foi autor do requerimento para promover a homenagem. Estiveram à mesa, também, o deputado Coronel Alberto Feitosa, o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, o presidente do Sindojus-PE, Roberto Soto, o presidente da Assojaf-PE, Isaac Oliveira, o vice-presidente do Sindojus-PE, Glaucio Angelim, e o Ouvidor Geral do TJPE, des. Eduardo Sertório.
A celebração do dia nacional dos Oficiais de Justiça é uma forma de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais e valorizar a sua atuação em prol da justiça e da cidadania.
Segundo o deputado Izaías Régis, a “solenidade é uma maneira de manifestar o meu respeito por essa profissão”, que segundo o parlamentar enfrentam muitas dificuldades no cumprimento dos seus deveres. “os oficiais têm a árdua missão de intermediar o cumprimento das determinações judiciais para os cidadãos”, frisou.
O Ouvidor Geral do TJPE, des. Eduardo Sertório, disse que o evento foi uma oportunidade para conversar com os Oficiais de Justiça e conhecer diversas peculiaridades ainda desconhecidas pelo magistrado. “Contem com a ouvidoria para o que precisarem”, afirmou.
Já o vice-presidente do Sindojus-PE, Glaucio Angelim, agradeceu a homenagem e pediu uma salva de palmas para a categoria. “Além do reconhecimento que galgamos no nosso Tribunal, nós temos o respeito também da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, concluiu.
O presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, falou sobre o compromisso da categoria com a busca pela inovação e o redimensionamento das atribuições da categoria considerando os avanços tecnológicos e novos padrões da sociedade.
“Vamos tentar fazer com que essa inovação não tire a essência do nosso trabalho”(…) “Nós precisamos enquadrar o trabalho do Oficial de Justiça, considerando todos os avanços, para que a gente possa servir melhor a sociedade, levar um serviço de qualidade e ajudar na construção de um Poder Judiciário célere e eficiente para todos os cidadãos.”, afirmou.
O presidente do Sindojus-PE, Roberto Soto, falou sobre a importância dos Oficiais de Justiça e as dificuldades no exercício da função. Ele fez uma menção especial aos colegas que não puderam parar de trabalhar durante a pandemia. “Geralmente, é um serviço solitário e que só é lembrado quando ‘bate à nossa porta’. Entretanto, reforço que não se faz Justiça sem oficial de Justiça”, finalizou.