Oficial de Justiça assasinado recebe homenagem póstuma do TJPE
Nesta quarta-feira (12/4), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prestou uma homenagem póstuma ao Oficial de Justiça Jorge Eduardo Lopes Borges, assassinado em setembro de 2022. A sala dos Oficiais de Justiça do Forum do Recife foi batizada com o nome do servidor, em uma cerimônia emocionante que contou com a presença da mãe Maria Nazaré Lopes Borges, da esposa Dra. Geisiele Barbosa Wanderley e o filho do casal, o pequeno Matheus, do Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco des. Luiz Carlos Figueirêdo, do presidente da AFOJEBRA Mário Medeiros Neto, do presidente do Sindojus-PE Roberto Soto, além de outras autoridades, amigos e colegas de trabalho.
Durante o evento, o presidente do Sindojus-PE destacou a mobilização feita pelos Oficiais de Justiça, colegas da central de mandados do Forum do Recife, para que a homenagem fosse realizada. “Uma iniciativa dos colegas desta central de mandados do Recife. O sindicato abraçou a ideia; levou à Presidência do Tribunal e contamos com a sensibilidade imediata do presidente desembargador Luiz Carlos Figueirêdo que encampou este projeto. Foi aprovado pelo tribunal e hoje vamos viver esse especial momento, pra homenagear a memória do nosso colega”, declarou Roberto Soto.
Muito emocionada, a mãe do servidor falecido agradeceu ao sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco e aos colegas da central de mandados pelo amparo à família e pela homenagem. “Em todos os momentos que eu entrar aqui nessa casa, não vai ter como esquecer; foi a casa do meu filho. É um momento de muita dor. Eu pensei que eu não ia chorar, mas não tem como”, disse dona Maria Nazaré.
Viúva do Jorge Eduardo, a advogada Geisiele Barbosa lembrou que o Oficial de Justiça foi assassinado porque lutava com ‘todas as suas forças’ para exercer a sua paternidade e poder acompanhar o crescimento da sua filha. “A gente não precisa deixar morrer essa memória; essa luta. Porque Jorge, infelizmente, perdeu a vida na busca de ser pai. E foram quase três anos lutando neste Tribunal sem conseguir
Que ele convivesse com a filha. E quando ele conseguiu, aconteceu essa tragédia. E o maior sonho de Jorge era que a história dele virasse referência, aqui em Pernambuco, sobre alienação parental”, afirmou Geisiele. Na oportunidade, ela pediu apoio ao presidente do TJPE e à demais autoridades presentes para que fosse feita uma campanha de conscientização sobre o problema.
O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, destacou a importância do trabalho realizado pelos Oficiais de Justiça para o bom funcionamento do Poder Judiciário e lamentou a perda irreparável de Jorge Eduardo Lopes Borges.
O magistrado lembrou que a homenagem surgiu dos próprios colegas, porque todos ficaram abalados com a perda do servidor era um exemplo de bondade. Segundo Figueirêdo, a homenagem prestada pelo TJPE é um reconhecimento à dedicação e ao sacrifício de Jorge Eduardo Lopes Borges, que deixa um legado de compromisso com a Justiça e com a sociedade. A sala dos Oficiais de Justiça do TJPE agora leva o nome deste servidor exemplar, que será sempre lembrado como um exemplo de coragem e profissionalismo.
“Os bons sempre são lembrados. É ai que um exemplo de uma vida inteira que leva os colegas mesmo a pedirem que ele seja homenageado num momento de dor. Mas aquilo que possa ser registrado pra o futuro, como um exemplo de vida”, declarou o presidente do TJPE. Em seguida, o magistrado pediu um minuto de aplauso.
Antes do descerramento da placa, a esposa e a mãe do Jorge Eduardo receberam uma réplica para que pudessem guardar a homenagem.
O presidente da AFOJEBRA ressaltou a forma como o TJPE reconhece não apenas o trabalho do homenageado, mas de toda a categoria dos Oficiais de Justiça. “Numa cerimônia emocionante e que demonstra o respeito que o Tribunal de Justiça de Pernambuco tem para com os Oficiais de Justiça, a homenagem não fica apenas na pessoa do falecido Jorge, feita merecidamente. Mas deve ser estendida para todos os Oficiais de Justiça de Pernambuco como um reconhecimento da importância da categoria, colocado em palavras pelo próprio presidente do TJPE em seu discurso. Parabéns aos comprometidos diretores do SINDOJUS-PE que trabalham arduamente para a conquista desse merecido espaço de reconhecimento”, afirmou Mário Medeiros Neto.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes o corregedor geral do TJPE desembargador Ricardo Paes Barreto, o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, o corregedor geral do MP Paulo Roberto Lapenda Figueiroa, o desembargador Fernando Cerqueira, ex-presidente do TJPE, o deputado estadual Eriberto Filho e a delegada de Polícia Federal e corregedora geral da secretaria de Defesa Social Mariana Cavalcante (na ocasião representando a secretaria Carla Patrícia).