AFOJEBRA realiza evento da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça
A AFOJEBRA promoveu um evento nesta quarta-feira (27/11), em Brasília, em celebração ao trabalho desenvolvido ao longo do ano por toda a diretoria e sua base. Além disso, a categoria realizou uma homenagem ao deputado federal Ricardo Silva, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, ao deputado federal Coronel Meira, vice-presidente, e outros parlamentares componentes da Frente que abraçam e apoiam projetos de interesse da categoria.
Ricardo, atual deputado federal e que é Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo, deixará a Câmara dos Deputados para assumir o cargo de prefeito de Ribeirão Preto, cidade de grande porte, com quase 800 mil habitantes, após vitória nas eleições municipais.
Durante seu mandato como presidente da Frente Parlamentar, Ricardo Silva realizou um trabalho de grande dedicação, que elevou o status da categoria e engajou parlamentares de diversas vertentes políticas em defesa das pautas dos Oficiais de Justiça. A sua atuação foi amplamente reconhecida como fundamental para a consolidação de avanços significativos para a classe. Conseguiu agendas inéditas para a categoria, como com o Ministro da Justiça Flávio Dino, que propiciou um veto governamental a projeto que prejudicava aos Oficiais de Justiça. Mais do que isso, deu voz à categoria. Tirou da invisibilidade. Cada vez que ele presidia uma sessão da Câmara Federal dizia para o Brasil – “Aqui, quem está presidindo essa sessão da Câmara dos Deputados hoje é um Oficial de Justiça, com muito orgulho. Sou Oficial de Justiça e estou deputado federal”.
Com a saída de Ricardo Silva, o deputado federal Coronel Meira assumirá a liderança da Frente Parlamentar. Parceiro próximo da categoria, Coronel Meira é conhecido por sua habilidade de articulação política e sua capacidade de liderança, comprometendo-se a manter o trabalho em prol das demandas da classe.
Em sua fala, o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, agradeceu e homenageou os parlamentares. “Vocês têm dado muitas alegrias pra categoria. Têm elevado a categoria a outro patamar. Os Oficiais do Brasil todo são muito gratos a vocês por tudo que têm feito. Ricardo deu voz pra nossa categoria. Nunca tivemos isso. Em cada Estado que a gente vai os Oficiais falam ‘ele diz em todo lugar que é Oficial de Justiça’. E o Coronel Meira, agora é o “Meirinha”. Ele já faz parte da família Oficial de Justiça. Então, fizemos este evento pra homenagear vocês em forma de agradecimento”, afirmou.
Ricardo Silva destacou que o trabalho deve seguir com os parlamentares que abraçaram a categoria. “Eu tenho convicção que nossa categoria não perde um deputado, porque ela tem deputados que estão lutando muito, como o Coronel Meira, o Jonas Donizetti, que sugiro que continue lutando por nós. Já tem o Coronel Meira, que virou uma referência nacional para os Oficiais, pela sua luta, pela sua garra. Então, não vão perder absolutamente nada com a minha posse como prefeito. Aliás, vamos ganhar um Oficial prefeito, de uma das cidades mais importantes do Brasil”, destacou. O parlamentar destacou ainda que é preciso seguir com o trabalho na Câmara.
“Lá na Câmara, já deixamos um legado de pessoas que vão seguir na luta, de deputados que se empenharam, que abraçaram a causa… Eu não tenho dúvidas, isso vai ser muito mais importante, porque temos muitos desafios pela frente. (…) Alguns não entendem a importância e a relevância do trabalho do Oficial de Justiça pelo desconhecimento. A nossa missão é fazer com que nós sejamos conhecidos e reconhecidos. E assim, tenho certeza de que os avanços vão continuar, vão se potencializar. Eu fico muito honrado por fazer parte desse momento histórico!”, finalizou.
O deputado federal Coronel Meira, que assumirá a presidência da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça a partir de janeiro de 2025, destacou a importância da categoria para a sociedade. E defendeu que as potencialidades da categoria sejam melhor utilizadas em todo o país. Ele citou como exemplo, o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça, implantado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco na cidade de Caruaru, em parceria com diversos setores governamentais, para promover uma ação mais efetiva no combate à violência doméstica. “O NIOJ é fruto dos Oficiais de Justiça. Quem criou o projeto que hoje é referência nacional na cidade de Caruaru para atender as mulheres em caso de violência foram os Oficiais de Justiça. Mais de 1200 atendimentos, com 95% de resolução, 85% dos casos de violência doméstica são atendidos em menos de 24h. Então, a mulher agredida, que necessita de apoio, ela precisa de rapidez na resposta. E a polícia militar, prefeitura de Caruaru e toda a estrutura que foi montada, com psicólogos e assistentes sociais só estão conseguindo fazer esse trabalho graças aos Oficiais de Justiça. Isso é muito bonito. São os Oficiais de Justiça se reinventando. Falam que o Oficial de Justiça tem que mudar, porque não tem mais papel, usar cartório, mas isso não existe. É um crime! Tem que aproveitar a inteligência e as atribuições dos Oficiais de Justiça para auxiliar a sociedade”, destacou,
Em seguida, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a categoria e a Frente. “Vou procurar dar o máximo de mim e da nossa equipe. E dizer que esse desafio não é só meu, é de todos nós. Precisamos da ajuda de todos, atuando juntos no Congresso Nacional”, concluiu.
Durante o evento, após acordado entre Coronel Meira, Ricardo Silva e as demais entidades de representação nacional, o presidente da AFOJEBRA e o presidente da AOJESP convidaram o deputado federal por São Paulo e vice-líder do governo no Congresso Nacional, Jonas Donizetti, para assumir a vice-presidência da Frente. Ao aceitar o convite, o parlamentar exaltou a pluralidade da mobilização. “Nós estamos aqui, deputados de várias agremiações partidárias; algumas de oposição, outras de apoio ao governo. Acredito que isso dê um bom entrosamento para que nós possamos conseguir os resultados que a categoria almeja. Sempre muito bem representada, as pessoas atuantes, cada qual de um estado da federação. Isso faz a diferença. Então, fico à disposição de vocês para o que for preciso”, afirmou.
O evento contou com a presença de diversos parlamentares, simbolizando a relevância e a unidade alcançadas pela Frente Parlamentar ao longo do ano. Os convidados também destacaram a importância de manter a continuidade do trabalho iniciado por Ricardo Silva, reforçando o papel crucial dos Oficiais de Justiça na garantia de um Judiciário eficiente e acessível.
As diretorias da FENASSOJAF e FESOJUS também participaram do evento.