II Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça de Pernambuco destaca o futuro da categoria
Nos dias 25, 26 e 27 de maio, a cidade de Gravatá sediou o II Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça de Pernambuco, um evento de grande relevância para debater questões relacionadas ao trabalho dos oficiais e a importância de garantir um serviço público de qualidade. O evento foi brilhantemente realizado pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE).
A diretoria da AFOJEBRA participou do evento, com a presença do presidente Mário Medeiros Neto, do vice-presidente administrativo Marco Antônio Soares de Albuquerque, do vice-presidente financeiro Cássio Ramalho do Prado, do vice-presidente legislativo Joselito Bandeira Vicente, do diretor legislativo adjunto Roberto Antônio Soto Flores, vice-presidente de política sindical Edvaldo dos Santos Lima Júnior, do diretor de política sindical adjunto Francisco Noberto Gomes Carneiro, da vice-presidente acadêmica Claudete Pessôa da Silva (que também palestrou no evento), do diretor acadêmico adjunto Willians Andrade, do vice-presidente jurídico Gustavo Luiz Francisco de Macêdo, do secretário geral Luiz Cláudio de Jesus Silva, do secretário geral adjunto, Juliano Costa Bezerra, e dos membros do conselho fiscal Amauri da Silva Fernandes e Andrezza Assis de Souza Jácome. Participaram ainda o presidente do Sindojus-RN Fernando Medeiros, o representante do Sindojus-AM, José Maurício Gouvêa dos Santos e demais diretores de entidades, entre eles Ernaldo Melek, do Paraná, e Gláucio Amorim, de Pernambuco.
A cerimônia de abertura dos deputados federais como Coronel Meira, Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Ricardo Silva (SP), que também proferiu uma palestra durante o evento.
Um dos convidados ilustres foi o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, que proferiu a primeira palestra da noite. Em seu discurso, o magistrado enalteceu a importância da fé pública dos Oficiais de Justiça, destacando que esses profissionais são portadores da confiança do público e da sociedade, autenticando a veracidade de seus atos e cumprindo rigorosamente as decisões judiciais.
No segundo dia do evento, o deputado Ricardo Silva ministrou uma palestra na qual abordou a relevância da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, da qual ele é o autor, para impulsionar projetos de lei de interesse da categoria. Ele enfatizou a importância de manter mobilizações apartidárias, evitando qualquer oposição aos pleitos do grupo. O parlamentar defendeu a ideia de que a estrutura dos Oficiais de Justiça não deve ser partidária, mas sim política, no sentido de incentivar a participação ativa dos profissionais e fortalecer a carreira.
Durante o encontro, foram realizadas palestras que abordaram o papel dos Oficiais de Justiça como elo entre o Poder Judiciário e a sociedade, ressaltando a importância da prestação jurisdicional e do uso das certidões como instrumento orientador para os magistrados na tomada de decisões judiciais.
O juiz da comarca de Jaboatão dos Guararapes, José Faustino, alertou para os desafios futuros enfrentados pela categoria, destacando que todas as carreiras, incluindo a magistratura, estão passando por uma reestruturação e a necessidade de repensar a forma de agir. Faustino apresentou o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), uma iniciativa destinada a promover a cultura da inovação e da gestão do conhecimento no Tribunal de Justiça de Pernambuco. A diretoria da AFOJEBRA visitou este departamento em abril deste ano para conhecer o espaço e se colocar à disposição para novos projetos de inovação.
O magistrado ressaltou que o instituto está aberto para a implementação de projetos que visem dinamizar e aprimorar a prestação jurisdicional, incluindo os Oficiais de Justiça.
Além das palestras, o evento também contou com a participação especial do poeta Jessier Quirino, que emocionou o público com suas poesias.
Durante o evento, a AFOJEBRA e a FESOJUS firmaram um compromisso junto ao deputado Ricardo Silva de atuação conjunta e unificada na Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça. O compromisso em vídeo foi compartilhado simultaneamente das redes das duas entidades.