Oficial de Justiça assume Ministério do Trabalho em Alagoas
O Oficial de Justiça do Poder Judiciário de Alagoas e diretor do Sindojus-AL e vice-presidente de Comunicação da AFOJEBRA, agora licenciado, Cícero Filho, foi nomeado para comandar a Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas. A pasta é um órgão do Ministério do Trabalho e Emprego responsável por fiscalizar o cumprimento das Leis de Trabalho e tem poder de aplicar multa aos empregadores que descumpram as normas Trabalhistas. “Assumir o Ministério do Trabalho e Emprego em Alagoas é uma grande responsabilidade. O Superintendente Regional do Trabalho representa o ministro dentro do estado. Portanto, uma importante missão.”, declarou Cícero.
Para o presidente da Associação Federal dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil Mário Medeiros Neto, o novo indicado tem todas as qualificações necessárias para o cargo. “Cícero Filho é um profundo conhecedor das relações de trabalho. Foi liderança de destaque por onde passou, sempre melhorando as condições laborais e transformando a vida das pessoas. Pessoa sensível e equilibrada, com colocações sempre pertinentes e inovadoras, certamente será destaque nessa nova função. Para nós, um orgulho imenso que um colega dessa qualificação possa ocupar posto de tamanha importância para as relações de trabalho”, afirmou Mário Neto.
Cícero Filho traz uma vasta experiência no judiciário, o que o torna uma escolha ideal para liderar os esforços para melhorar a situação do mercado de trabalho em Alagoas. “Sinto-me honrado e feliz por um Oficial de Justiça ocupar um importante espaço de poder. A minha trajetória de vida sempre foi ligada ao mundo do trabalho, da luta dos trabalhadores, desde cedo como músico, depois nos Correios como carteiro, como jornalista e oficial, onde fui um dos fundadores do SINDOJUS/AL, sendo seu primeiro presidente, e também na luta nacional como diretor da Afojebra”, disse novo superintendente.
Além de Oficial de Justiça e um reconhecido trabalho sindical como representante de classe, Cícero Filho é graduado em jornalismo e em Direito, com pós-graduação na área. Ele também é músico e foi carteiro. Cícero ainda foi candidato à prefeitura de Maceió e à deputado estadual em Alagoas.
A nomeação de Cícero Filho para esse cargo de destaque vem em um momento em que o país enfrenta desafios significativos em relação ao mercado de trabalho. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo na economia mundial, com muitas empresas tendo que fechar suas portas e muitos trabalhadores perdendo seus empregos. Além disso, vem crescendo o resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão.
Concluindo, Cícero falou sobre a expectativa para sua gestão. “Espero poder contribuir ainda mais com meu trabalho em prol da sociedade e dos trabalhadores. Isso, para mim, é uma missão de vida. Agradeço ao ministro Luiz Marinho e ao presidente Lula pela confiança. Vamos à luta!”, concluiu.